Embora se utilize equipamentos e insumos de alta tecnologia, a impressão fine art se caracteriza por ser uma atividade artesanal, em virtude de exigir atenção especial e individual em todo o seu processo. Então, antes de começar o processo de impressão, os arquivos encaminhados para o estúdio passam por uma análise criteriosa para aprimorar ou corrigir eventuais desvios ocorridos na hora da captura da imagem, como por exemplo, sujeiras (pontos pretos) e pequenos ajustes de contraste (em caso de utilização de papeis foscos), saturação de cor e nitidez, se necessário e com a provação do artista, garantindo, assim, uma impressão de alta fidelidade.
Para assegurar a entrega de impressões com qualidade museológica e garantia de durabilidade, utilizamos um ambiente controlado com gerenciamento de cores preciso, e solicitamos aos nossos clientes que sigam nossas dicas abaixo antes da captura das imagens.
Algumas dicas são de fundamental importância antes mesmo de começar a fotografar para adquirir qualidade nas imagens capturadas:
1. Verifique se o sensor da câmera não possua nenhuma sujeira;
2. Configure a câmera:
a) em formato de arquivo RAW (imagens capturadas sem nenhum tipo de compressão, este formato carrega detalhes muito profundos de cor e luminosidade que as fotos em outros formatos, como o JPEG, não têm);
b) no espaço de cor ADOBE RGB para que as cores vistas no seu monitor sejam semelhantes às cores da impressão;
c) utilize ISO menores para evitar ruídos; e
d) para evitar imagens tremidas, fique atento ao foco e a velocidade.
O estúdio utiliza monitores Dell UltraSharp, calibrados quinzenalmente com o software da X-Rite i1 Display Pro, com tecnologias como o ConfortView, que otimiza o conforto para os olhos e, ainda, com o In-Plane Switching (IPS) temos cores nítidas, vibrantes e consistentes em um amplo ângulo de visão; estes recursos fazem com que maximize a produtividade em nossa estação de trabalho no processo de pré-impressão e impressão.
Envio dos arquivos:
A recomendação para envio dos arquivos é preferencialmente nos formatos TIFF ou PSD (tx de compressão mínima), no espaço de cor Adobe RGB ou ProPhoto, com profundidade de cor de 8 ou 16 bits e com resolução mínima de 100 dpi no tamanho final, sem interpolação e evite a utilização de efeitos artísticos, como o filtro de nitidez, pois aumenta os ruídos, e caso seja necessário realizamos esta correção na etapa final da pré-impressão.
Não converta os arquivos caso esteja em outro formato, como o JPEG por exemplo, envie neste formato mesmo, para evitar mais perdas de informações.
A impressão é realizada em impressoras profissionais jato de tinta, a impressora imagePROGRAF PRO-4100, com dois rolos e com motor de processamento reformulado, o L-COA PRO, que combina os mais avançados algoritimos de processamento de imagem da Canon com um circuito integrado recentemente desenvolvido e específico da aplicação (ASIC) para o processamento de imagens e dados de alta resolução, proporcionado a qualidade da impressão a alta velocidade, o que faz o nosso fluxo de trabalho ser mais dinâmico.
São impressoras com alta resolução e trabalham com 12 cores diferentes que permitem reproduzir uma ampla gama de cores e, ainda, com transições suaves e detalhes nítidos graças a cabeça de impressão de 1,28 polegadas que proporciona eficiente ejeção de tinta, com alta precisão e sem discrepâncias, a impressora imagePROGRAF PRO-4100 que produz imagens com a melhor qualidade de impressão, extraordinária velocidade e confiabilidade, o que faz o nosso fluxo de trabalho ser mais dinâmico, garantindo excelentes resultados com máximo alcance dos tons.
Realizamos as impressões sobre mídias Hahnemühle da linha fine art e especiais e, ainda, da linha fotográfica, são papéis de alta qualidade com diversos níveis de textura, nível de brilho, gramatura e que possuem características específicas.
Utilizamos perfis ICC para cada tipo de mídia.
Durante todo o processo de impressão é empregado o uso de luvas e máscaras para todo o pessoal envolvido para proteger o papel de oleosidade, acidez, poeira, saliva e digitais, evitando, assim, qualquer risco de alguma marca mais agressiva no papel.